sábado, abril 03, 2010

Antes da Páscoa...

...acabo com as regras do livro do Paul Mckenna!


A 3a regra de ouro é:

Coma com consciência e deleite-se com cada garfada!

Como é de saber de todos, quando comemos, após alguns minutos, a substância química SEROTONINA «chega» ao nosso cerebro levando a informação de que estamos saciados e satisfeitos. Esta substância química é o que se chama de «felicidade», existente em muitos fármacos contra a depressão, pois quando estamos deprimidos o que nós queremos é estar felizes. Então há muitos que se deixam levar pelo efeito destes fármacos, que nos dá a falsa felicidade. E por esta mesma razão que quando tomamos anti depressivos perdemos peso, porque não precisamos de afundar as nossas emoções num fondue de chocolate (p.e.).

Nesta regra o facto de nos deleitar-mos com cada garfada diz-nos que quanto mais tempo demorar mos a comer, a saborear e mastigar, melhor. Porque só após 20 minutos da ingestão da 1a garfada é que essa informação chega ao cerebro e nos diz que estamos a ser alimentados. Então quanto mais lenta for a ingestão da comida, tendo o cuidado de pousar os talheres entre cada garfada, reduzir a velocidade de mastigar o alimento (há quem engula), melhor!

Assim em vez de comer um batalhão de batatas em 5 minutos, come só meio batalhão, pois quando a informação chegar ao cerébro vai dizer: «já estou saciado não comas mais»..., o que nos leva à 4a regra de ouro:

Quando sentir que está cheio, PARE de comer!

Para perder peso sem esforço e mantê-lo, deve começar a trabalhar com o seu corpo e não contra ele. Para emagrecer e ficar magro, devemos voltar a ficar sensiveis a um «termostato interior», para podermos parar de comer quando estamos cheios e sentir-nos bem durante o resto do dia.


Quando sentir fome:
1º beber um copo grande de água;
2º se a fome persistir depois disso, COMA!!!!

Continuação com mais algumas coisas interessantes que tirei do livro, proxima segunda... LOL


Boa Páscoa!

xoxo, JC

2 comentários:

Simone Domingues disse...

oii amiga,

estou gostanto muito das dicas desse livro, acho todas muito legais.
beijos e continue firme

Claudia Costa disse...

Ah, esse passos são essenciais mesmo. Eu mesma aprendi mto com isso, passei a comer menos e certo. Aprendi a identificar a fome real.. Sem remédios eu quero chegar lá. Essa sim é a forma mais efetiva e duradoura de resultados!

Uma ótima semana!

Bjs